Oceana e Top Chefs apresentam 4 ações para “salvar os oceanos e alimentar o mundo”
Press Release Date: June 11, 2015
Location: Brazil
Contact:
Anna Baxter | email: abaxter@oceana.org
Anna Baxter
Para celebrar o Dia Mundial dos Oceanos neste 8 de junho, a Oceana listou 4 ações simples que podem ser adotadas por todas as pessoas para ajudar a proteger e restaurar a abundância de nossos mares. As ações, que fazem parte da iniciativa global “Salvar os Oceanos e Alimentar o Mundo”, da Oceana, são o resultado da parceria com alguns dos maiores chefs do mundo, que apoiam a iniciativa.
Várias ideias foram extraídas do aclamado livro “A Proteína Perfeita”, da Oceana, lançado hoje em português e outras línguas. O livro traz receitas de 40 dos melhores chefs do mundo de pratos elaborados com peixes e frutos do mar mais sustentáveis. O livro inclui receita do brasileiro Alex Atala, do restaurante D.O.M., que criou um prato à base de algas, melancia, pepino e castanhas de baru.
O livro “A Proteína Perfeita” explica como podemos transformar a atividade pesqueira comercial, que atualmente é caracterizada pela pesca excessiva e destruição de habitats marinhos em todo o mundo, em uma prática mais sustentável em benefício das pessoas e do meio ambiente. As novas edições digitais do livro “A Proteína Perfeita” – em português, espanhol e inglês – estão disponíveis exclusivamente na Amazon.com; os recursos obtidos com a venda serão destinados às ações e campanhas da Oceana.
“Esses top chefs são referências culinárias e formadores de opinião: eles influenciam o alimento que comemos e a maneira como pensamos sobre a nossa comida”, explica o diretor geral da Oceana, Andy Sharpless, que é co-autor do livro. “Eles estão nos ajudando a alcançar o objetivo de alimentar milhões de pessoas ao encorajar o consumo de anchovetas e outros peixes de forragem diretamente, em vez de usá-los para alimentar animais criados com farinha de peixe e óleo de peixe. Através de nossas escolhas alimentares, todos nós somos capazes de fazer a diferença. Além de nos tornarmos consumidores mais conscientes, devemos todos nos envolver na mudança das políticas atuais, a fim de ajudar a melhorar o estado dos oceanos nos próximos anos”.
As 4 ações propostas pela Oceana para apoiar a iniciativa “Salvar os Oceanos e Alimentar o Mundo” no Brasil, seguindo as indicações do livro “A Proteína Perfeita”, são:
- Coma mais peixes de espécies pequenas – dê preferência aos peixes adultos de pequeno porte como a sardinha, anchoveta, anchoíta e cavalinha. Tais espécies geralmente são mais sustentáveis, possuem altas concentrações de ômega-3 e correm menos risco de acumular toxinas, como mercúrio. Várias receitas publicadas no livro “A Proteína Perfeita” ensinam como cozinhar esses pequenos peixes deliciosos;
- Evite peixes marinhos criados em cativeiro – peixes como o salmão importado, muito consumidos no Brasil, têm sérios problemas de sustentabilidade: para produzir 1 kg de salmão, que é uma espécie carnívora, são necessários até 10 kg de outros peixes, que são capturados e transformados em ração. Ao invés disso, tais peixes poderiam ser consumidos diretamente, multiplicando a oferta de proteína. A criação de salmão também usa altas doses de antibióticos e destrói os ambientes onde ocorre;
- Posicione-se em favor de melhores políticas para os oceanos – junte-se à Oceana ou outras entidades nas ações em defesa e conservação dos mares. Participe da Campanha da Lista Azul, realizada pela Oceana no Brasil, em favor de uma pesca marinha mais sustentável, por meio da adoção de planos de manejo para todas as pescarias em nosso país. Seu envolvimento é fundamental. Assine a petição online, disponível em: https://secure.avaaz.org/po/petition/CAMPANHA_DA_LISTA_AZUL_pela_pesca_sustentavel_com_planos_de_manejo;
- Divulgue esta ideia – publique nas redes sociais, converse com seus amigos e familiares sobre a importância da conservação dos oceanos e sobre as campanhas da Oceana para salvar os oceanos e alimentar o mundo.
A Oceana trabalha com o objetivo de restaurar a biodiversidade e a abundância dos oceanos do mundo, para que possam ajudar a sustentar uma população mundial prevista para alcançar 9 bilhões de pessoas em 2050. Um aspecto deste trabalho é incentivar o consumo direto dos chamados “peixes de forragem”, espécies de pequeno porte como a anchoveta e a sardinha que muitas vezes são usadas como ração para outros animais, inclusive peixes criados em cativeiro. Se fossem consumidos diretamente, tais peixes poderiam fornecer milhões de toneladas de proteína deliciosa e saudável, capazes de alimentar milhões de pessoas famintas em todo o mundo.
Além de Alex Atala do D.O.M., os chefs que se uniram à iniciativa da Oceana incluem: Grant Achatz (Alinea, EUA); Gastón Acurio (Astrid y Gastón, Peru); Ferran Adrià (el Bulli Foundation, Espanha); Andoni Luiz Aduriz (Mugaritz, Espanha); Juan Mari e Elena Arzak (Arzak, Espanha); Massimo Bottura (Osteria Francescana, Itália); José Luis González (Gallery Vask, Filipinas); Brett Graham (The Ledbury, Reino Unido); Rodolfo Guzmán (Boragó, Chile); Daniel Humm (Eleven Madison Park, EUA); Normand Laprise (Toqué, Canadá); Enrique Olvera (Pujol, México); René Redzepi (Noma, Dinamarca); Heinz Reitbauer (Steirereck, Áustria); Joan Roca (El Celler de Can Roca, Espanha); Pedro Subijana (Akelare, Espanha); Joachim Wissler (Vendôme, Alemanha); Ashley Palmer-Watts (Dinner by Heston Blumenthal, Reino Unido), entre outros.
Acesse a versão em português e outras línguas do livro “A Proteína Perfeita” em: português, espanhol e inglês
Saiba mais sobre o livro em perfectprotein.oceana.org